1 min de leitura

Domingo, 23 De Outubro

Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos. (Gênesis 32:10)

A FIDELIDADE DE DEUS


Jacó está retornando para a terra de Canaã. Vinte anos antes, enganara seu pai e seu irmão, e por isso teve de fugir às pressas. Ele vinha de uma família rica e tornou-se um fugitivo pobre. Com grande esforço, mas também com muita astúcia e esperteza, conseguiu juntar sua própria fortuna enquanto trabalhava para seu tio Labão, na Mesopotâmia. Foram tempos difíceis para Jacó. E o relato bíblico não diz se ele manteve comunhão com Deus enquanto estava longe de casa. Mas de repente Jacó ouve a voz de Deus, chamando-o para voltar à terra natal. Ele obedece e empreende o caminho.

Essa viagem de volta também não é fácil, afinal, terá que enfrentar novamente Esaú, seu irmão. Com isso em mente, Jacó analisa sua grande família e os enormes rebanhos: será que tudo aquilo realmente era apenas fruto de seu próprio trabalho? Não: ele reconhece claramente que essa riqueza provém da bondade e da fidelidade imerecidas que Deus lhe manifestou.

E isso não vale também para a nossa vida? A fidelidade eterna e a bondade imerecida de Deus nos ajudaram até aqui! Sua mão esteve sobre nós mesmo quando não O buscávamos. Os caminhos difíceis pelos quais Ele talvez tenha nos conduzido durante algum tempo foram necessários e úteis para a nossa disciplina. Assim, podemos fazer como Jacó e louvar Sua bondade e fidelidade, fazendo coro com o poeta do Salmo 92: “Bom é louvar ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade” (vv. 1-2).

Leitura diária da Bíblia: Isaias 49:14-26 · Hebreus 11:8-16

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira