1 min de leitura

Sábado, 05 De Março

Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. (Tiago 1:13-14)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 7:1-27)


Este capítulo ilustra de maneira solene o perigo que a mulher estranha representa para o jovem filho da sabedoria. Isso envolve a “caça da alma preciosa” (cp. 6:26), com essa mulher impura, alvoroçada e irrequieta, esperando em emboscada. Ela mascara suas perversas intenções com um manto religioso (v. 14). Ela vem e vai; observa sua presa sob a escuridão da noite. Suas armas são palavras doces e olhares sedutores (cps. 2:16; 5:3; 6:25). Sua vítima é um jovem inexperiente, já vencido por não ter domínio próprio e por ser facilmente desviado por seus próprios sentimentos.

A cena é graficamente descrita: despreocupada e estupidamente, “ele logo a segue”. “O laço do passarinheiro” — ou seja, de Satanás — imediatamente se fecha sobre ele (v. 23; Salmo 91:3). Tarde demais: ele conseguiu o prazer que desejava, mas a que preço! Ao preço de sua própria vida… e nem percebeu isso. Com as advertências que acaba de receber, jovem amigo, você se tornou ainda mais responsável. Mas sabe também onde encontrar ajuda. “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra” (Salmo 119:9). Medite no exemplo de José e sua firme decisão em Gênesis 39:9. Na hora do perigo, clame ao Senhor, que sempre “pode socorrer aos que são tentados” (Hebreus 2:18).

Leitura diária da Bíblia: Ester 8:15-9:10 · Provérbios 21:11-20

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira