1 min de leitura

Domingo, 30 De Janeiro

Um altar de terra me farás... se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás. (Êxodo 20:24-25)

DEUS ZELOSO


Deus descreve a Si mesmo como “Deus zeloso”, que não tolera idolatria nem outros pecados. Quando Ele se dirige ao povo de Israel em meio a “trovões” e “relâmpagos” e entrega os Dez Mandamentos a Moisés, isso acontece com grande glória e majestade. Para o povo, foi um acontecimento solene e sério. A montanha fumegava; todos viram e ouviram trovões, relâmpagos e som de trombetas. O povo “retirou-se e pôs-se de longe” (vv. 5,18). Mas esse Deus exaltado mostrou ao ser humano uma forma de aproximar-se dEle sem medo. Um altar de terra seria suficiente para oferecer-Lhe holocaustos que Lhe agradassem. “Virei a ti e te abençoarei” é a maravilhosa promessa associada a essa ordem (v. 24). Um altar de terra não dava qualquer chance à habilidade humana. Nossa própria atuação não tem utilidade para Deus.

E, mesmo que o altar fosse de pedras, era proibido trabalhá-las. Também neste caso, qualquer arte humana teria representado uma profanação. Só o aroma dos holocaustos agradaria a Deus. E — hoje sabemos disso — esses sacrifícios apontavam para o Senhor Jesus, que se entregou a Deus de forma total e completa. Será que não temos também a tendência de tentar acrescentar nossa própria vontade à adoração conjunta? Talvez alguém tente direcionar a atuação do Espírito Santo a algo que ele mesmo decidiu realizar. Ou procure manter seu raciocínio apenas dentro dos trilhos habituais. Mas isso é como usar ferramentas na construção do altar. Apenas a ação livre do Espírito de Deus pode nos levar a glorificar o Senhor Jesus em nossa adoração, de forma a agradar a Deus!

Leitura diária da Bíblia: Esdras 8:31-9:4 · Provérbios 8:22-36

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira