1 min de leitura

Sábado, 01 De Janeiro

Melhor é a sabedoria do que a força. (Eclesiastes 9:16)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 1:1-19)


Deus usou Salomão, o mais sábio dos homens (1 Reis 4:29-30), para nos dar “Os Provérbios”, esse livro de sabedoria. Embora seja endereçado a todos, ele é expressamente dedicado aos jovens (v. 4). Sim, este livro foi escrito especialmente para você, jovem amigo crente, que atingiu a idade do entendimento e a capacidade de julgar por si mesmo. É tempo de você decidir que caminho seguirá e fazer escolhas específicas. Na escola de Deus, na qual sua educação cristã prossegue sob a autoridade e o exemplo de seus pais (vv. 7-9), Provérbios é um dos principais “livro-texto”. Ele contém definições, regras com aplicações práticas, exercícios e exemplos, alguns a serem seguidos, e outros que devem ser repelidos. Mas a Sabedoria (palavra com a qual o livro de Provérbios é identificado) é também apresentada como uma pessoa viva que ensina e direciona aqueles a quem chama de filhos.

Os Salmos iniciam com a separação do fiel (Salmo 1:1). Aqui, da mesma forma, a primeira instrução dada ao filho é para que evite “o caminho os pecadores” que podem seduzi-lo e convidá-lo: “Vem conosco” (v. 11). A Sabedoria lhe mostra o fim desse caminho e o adverte: “Filho meu, não te ponhas a caminho com eles” (v. 15; Efésios 5:11).

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira