1 min de leitura

Sábado, 10 De Dezembro

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. (Provérbios 16:18)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 29:1-14)


Neste livro, o sábio e o tolo, o justo e o ímpio, o rico e o pobre, o rei e o servo, e muitas outras pessoas são consideradas de acordo com seus relacionamentos mútuos e suas responsabilidades diante de Deus.

Os versículos 1 e 2 estão encadeados com o capítulo 28. “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura.” Se o orgulho de uma pessoa não é quebrado, ela mesma será destruída, repentinamente e sem possibilidade de restauração, junto com o ímpio, o homem de Belial (cp. 6:15). Assim foi o fim de Faraó, de Saul e de Absalão. Por isso, é algo muito sério desprezar a disciplina do Senhor, em especial para os filhos de Deus (Hebreus 12:5). “O homem que ama a sabedoria alegra a seu pai” (v. 3). Isso é verdadeiro em nossas próprias famílias, mas pode ser aplicado ainda mais fortemente à família de Deus. O Pai se alegra ao ver Seus filhos amando a Sabedoria, que é Jesus Cristo (2 João 4; 3 João 4).

Muitos versículos nos falam acerca da justiça. Ela é especialmente necessária para o governador e o rei (vv. 4, 12, 14). Mas, acima de todos, os justos (v. 7; ou seja, para os justificados pela obra de Cristo) precisam abraçar a causa dos pobres e necessitados, pois todas essas instruções se aplicam à vida social.

Leitura diária da Bíblia: Sofonias 3:1-20 · Marcos 11:1-11

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira