1 min de leitura

Quinta-feira, 25 De Novembro

Então entendeu Eli que o Senhor chamava o jovem. (1 Samuel 3:8)

Samuel, Um Servo De Deus (2)


Será que Eli se assustou quando percebeu quem estava chamando? Samuel já o acordara duas vezes naquela noite, dizendo: “Tu me chamaste”. Nas duas vezes Eli mandou o menino de volta para a cama: “Não te chamei, vai deitar de novo”. Então Samuel aparece pela terceira vez e diz: “Eis-me aqui, porque tu me chamaste” (1 Samuel 3:4-8). Então Eli percebe que Deus estava chamando o rapaz! Eli entende que Samuel não estava sonhando nem se enganou — não, ele mesmo, o sumo sacerdote, a pessoa que deveria “guardar o conhecimento” (Malaquias 2:7) não reconhecera o fato de que Deus estava falando. Talvez Eli pensasse: Samuel está enganado — mas então é obrigado a reconhecer: eu mesmo me enganei. Que vergonha! Você também já passou por isso? Você pensa: o problema está em fulano, ele canta mal, ele demonstra pouco amor. Mas então você constata que o problema é você, que você está desafinado e que é a você que faltam compreensão e amor!

Será que Eli ficou irritado com o fato de que o grande Deus não queria falar com ele, o mais velho, mas com o jovem Samuel? É espantoso: quando Eli percebe que Deus chamou Samuel, ele ajuda o menino e lhe explica como responder caso o Senhor o chamasse mais uma vez. E Deus é misericordioso, e chama pela quarta vez. Mas agora lemos: “Então veio o Senhor e pôs-se ali” (cp. 3:10), ao lado de Samuel, para falar com ele. Pessoalmente! Ore para não ficar cego à atuação de Deus na vida dos outros, passando a ver apenas os seus erros! Mas também ore para ser como Eli: disposto a orientar e ajudar outros, de forma que se tornem úteis para Deus.

(Continua)

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira